Logotipo Instituto Brasileiro de Fluência - IBF
IBF - FacebookIBF - TwitterIBF - Youtube

PESQUISE  

Matérias no site da Câmara dos Deputados

Drª Anelise Junqueira Bohnen, presidente do IBF, fala na Câmara dos Deputados
22/03/2020

Matérias no site da Câmara dos Deputados


A Câmara dos Deputados disponibilizou matérias em seu site a respeito da audiência pública sobre gagueira realizada em 13 de novembro de 2018.

O Instituto Brasileiro de Fluência (IBF) colaborou na redação do requerimento que solicitou a audiência pública. Além disso, o IBF também participou da audiência, sendo representado por sua presidente, Drª Anelise Junqueira Bohnen, e por sua diretora científica, Drª Sandra Merlo.

A primeira matéria no site da Câmara dos Deputados resume os principais pontos da audiência, dando destaque para a necessidade de medidas que visem a reduzir o preconceito às pessoas com gagueira e para a necessidade de políticas públicas para gagueira. Leia a matéria através deste link.

A presidente do IBF, Drª Anelise Junqueira Bohnen (abaixo), apontou que o adulto que gagueja foi uma criança que não recebeu tratamento na hora adequada.


A diretora científica do IBF, Drª Sandra Merlo (abaixo), que também é uma pessoa que gagueja, frisou que a gagueira ocorre devido a um problema de controle neuromotor da fala, sendo geralmente de base genética.


Os representantes dos Ministérios da Saúde e da Educação admitiram que não há políticas públicas sobre gagueira, mas ressaltaram que o Poder Público está aberto ao diálogo sobre o assunto. Leia a matéria através deste link.