Logotipo Instituto Brasileiro de Fluência - IBF
IBF - FacebookIBF - TwitterIBF - Youtube

PESQUISE  

 "Evidência de subtipos de gagueira de planejamento e motora, com base na conectividade funcional do estado de repouso"

21/06/2024

Um estudo que propõe subtipos de gagueira foi publicado em abril de 2024 na revista científica Brain and Language, cujo título traduzido seria “Evidência de subtipos de gagueira de planejamento e motora com base na conectividade funcional do estado de repouso”.

Este é um estudo que tem sua importância por ser mais un norteador dos projetos terapêuticos fonoaudiológicos junto aos clientes adultos que gaguejam (AQG). O artigo sugere três subtipos de gagueira, mapeados a partir de dois mecanismos potencialmente subjacentes à gagueira - Motor e Fonológico. Estes mecanismos são apontados como áreas deficitárias em AQG. A metodologia d coleta foi realizada por meio de ressonâncias funcionai em estado de repouso e a análise foi baseada no modelo GODIVA de iniciação e sequenciamento de fala.

Foram mapeados 3 subgrupos de AQG com déficit em:

1) apenas mecanismo de planejamento - sequenciamento (memória de trabalho fonológica);

2) apenas mecanismo motor - iniciação de sons de fala (gerando comandos do motor para a unidade fonológica;

3) ambos os mecanismos planejamento / sequenciamento (memória de trabalho fonológica) e área motora - iniciação de sons de fala (gerando comandos da área motora para a unidade fonológica).

A relação que o artigo faz de cada área e mecanismo deficitário com a sintomatologia da gagueira é também bastante interessante. O subtipo fonológico (planejamento), devido a contínua excitação do fonema atual, estaria associado ao sintoma de repetição enquanto o subtipo motor, com interrupção de gestos fonêmicos, estaria associado aos sintomas de bloqueios e prolongamentos.

Quer saber mais? Infelizmento não é um artigo de livre acesso, mas, neste link https://encurtador.com.br/qoMCD apresento mais alguns extraídos do estudo.