NOSSO TRABALHO, NOSSA EQUIPE.
O Instituto Brasileiro de Fluência - IBF pretende viabilizar soluções para gerar, aplicar e disseminar conhecimentos sobre a fluência e seus distúrbios, principalmente a gagueira, a fim de ampliar a compreensão sobre estas temáticas nos diversos segmentos da sociedade, em benefício das pessoas que apresentam distúrbios de fluência, de seus familiares e dos profissionais que atuam nesta área.
Em relação à fluência e seus distúrbios, o Instituto Brasileiro de Fluência - IBF dedica-se aos seguintes objetivos:
• Promoção da educação;
• Promoção da saúde;
• Promoção de direitos estabelecidos e construção de novos direitos;
• Promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais;
• Promoção de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos.
Assista nossos vídeos institucionais e conheça mais sobre o trabalho do Instituto Brasileiro de Fluência - IBF.
Nossa equipe, do Biênio 21/22, é composta por voluntários de diversas áreas do conhecimento. Conheça os membros da Diretoria.
Presidente
Anelise Junqueira Bohnen - (CRFa 7 - 5.587)
Anelise Junqueira Bohnen , licenciada em Música pelo Instituto de Artes da UFRGS, ênfase em Musicoterapia; mestre em Fonoaudiologia pelo Ithaca College, USA; especialista em gagueira pela Fundação Americana de Gagueira e Northwestern University; especialista em Fluência (CFFa 6874/17); Doutora em Letras pelo Instituto de Letras da UFRGS, com tese sobre as características das palavras gaguejadas. Autora do livro Sobre a Gagueira.
Diretora Clínica
Astrid Mühle Moreira Ferreira - (CRFa 2 - 6164)
Graduada em Fonoaudiologia pela PUC-SP, especialista em Fluência (7662/19) e Linguagem (7723/19), Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana (PUC-SP) e Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP).
Diretora Científica
Eliana Maria Nigro Rocha- (CRFa 2 - 2825)
Fonoaudióloga pela UNIFESP , especialista em linguagem, especialista em fluência, mestre em Linguística com o tema gagueira, autora de capítulos em livros sobre o assunto, organizadora do livro Gagueira: um Distúrbio de Fluência, e autora de livretos sobre gagueira.
Diretora Educacional
Ignês Maia Ribeiro - (CRFa 2 - 4.231)
Fonoaudióloga pela PUC , especializada no tratamento dos distúrbios da fluência, autora de artigos e livros sobre o assunto, mestre em distúrbios da comunicação com o tema gagueira e especialista em linguagem. Ao longo da carreira exerceu muitas atividades relacionadas à fluência e seus distúrbios, procurando contribuir para com a causa das pessoas que gaguejam.
Nossa equipe é composta por voluntários de diversas áreas. Conheça os membros que compôem o Conselho Técnico Consultivo do IBF.