Logotipo Instituto Brasileiro de Fluência - IBF
IBF - FacebookIBF - TwitterIBF - Youtube

PESQUISE  

Dúvidas sobre tratamento da gagueira

Mulher com expressão de dúvida
17/04/2020

Dúvidas sobre tratamento da gagueira


Sandra Merlo

Fonoaudióloga
Instituto Brasileiro de Fluência - IBF


1) A gagueira tem tratamento?

Sim, a gagueira tem tratamento. A Fonoaudiologia e algumas especialidades médicas, por exemplo, dispõem de técnicas e procedimentos específicos para tratar a gagueira.

2) Adultos também podem se beneficiar com um tratamento para gagueira ou apenas as crianças?

O tratamento especializado para gagueira pode ser eficaz em qualquer idade. Portanto, adultos também podem se tratar.

3) Qual a idade ideal para uma criança iniciar o tratamento para a gagueira?

Na maioria das crianças, a gagueira melhora espontaneamente em até 1 ano após o aparecimento dos primeiros sintomas. Entretanto, os pais não têm como saber de antemão quais as chances de ocorrer melhora espontânea com seu filho. Por isso, é fundamental realizar uma avaliação especializada para saber se é mais alta a chance de a gagueira melhorar espontaneamente ou se é mais alta a chance de a gagueira persistir. Portanto, não existe idade ideal, mas sim época em que a gagueira se manifestou na criança, sendo que os pais podem procurar atendimento especializado assim que a gagueira se manifestar. O fonoaudiólogo especializado em gagueira avaliará o risco de a gagueira se tornar crônica. Fatores de risco incluem: a criança ser do sexo masculino, a existência de outros familiares com gagueira, a ocorrência de complicações durante o parto (prematuridade, baixo peso ao nascer, hipóxia), ocorrência de traumatismo craniano com perda temporária da consciência, dentre outros. Somente um profissional especializado saberá avaliar adequadamente o risco para gagueira. A conduta adotada dependerá da intensidade do risco:

• Se o risco for baixo, os pais e o profissional podem optar por fazer um acompanhamento mensal para observar se ocorre recuperação espontânea; não ocorrendo melhora total da gagueira em até 1 ano, o tratamento especializado deve ser iniciado.

• Se o risco for alto, o tratamento pode ser iniciado imediatamente, independente da idade da criança.

4) O tratamento cura a gagueira?

Até o momento, não existe nenhum tratamento que realmente cure a gagueira (no sentido de fazer com que a gagueira desapareça completamente sem que o indivíduo precise tomar nenhum cuidado adicional com sua fala). Os tratamentos disponíveis promovem uma diminuição significativa da gagueira, mas poderão persistir alguns resquícios, mesmo que sutis.