Logotipo Instituto Brasileiro de Fluência - IBF
IBF - FacebookIBF - TwitterIBF - Youtube

PESQUISE  

Novidades em Gagueira Infantil: Trajetórias do desenvolvimento cerebral associadas à persistência e recuperação da gagueira infantil

22/03/2024

Novidades em Gagueira Infantil

Eliana Maria Nigro Rocha – Diretora Científica do IBF

 

Foi publicado na revista científica Developmental Cognitive Neuroscience* (2023) um estudo que representa mais um passo importante para entendermos o que acontece no cérebro da criança que gagueja. Seu título, em português, seria: Trajetórias do desenvolvimento cerebral associadas à persistência e recuperação da gagueira infantil.

Pesquisas anteriores já constataram que, nas pessoas que gaguejam, encontramos algumas anomalias na estrutura e no funcionamento da região cerebral relacionada à fala.

Sabemos também que algumas crianças se recuperam da gagueira, enquanto outras permanecem gaguejando, ou seja, têm uma gagueira persistente. Conhecer o que ocorre no cérebro de cada um desses grupos de crianças pode nos trazer uma maior clareza sobre a gagueira infantil e nos fornecer novos subsídios para a abordagem terapêutica.

Neste estudo foram analisadas 470 ressonâncias magnéticas de 95 crianças que gaguejam e 95 crianças fluentes entre 3 e 12 anos de idade. Todas essas crianças foram avaliadas e escaneadas anualmente, por até 4 anos.

É importante destacar que, no início do estudo, não era possível saber quais crianças pertenciam ao grupo de gagueira permanente ou recuperada e que isso só ficou claro devido ao acompanhamento que foi efetuado. Das 95 crianças que gaguejam, constatou-se que 72 permaneceram gaguejando e 23 se recuperaram da gagueira.

Quer saber mais?

Acesse: https://e-gagueira.com.br/trajetorias-do-desenvolvimento-cerebral-nas-criancas-que-gaguejam

* Brain developmental trajectories associated with childhood stuttering persistence and recovery

  Ho Ming Chow, Emily O. Garnett, Simone P.C. Koenraads, Soo-Eun Chang

  Developmental Cognitive Neuroscience, 60 (2023)