Warning: getimagesize(https://img.youtube.com/vi/bJiZMNrhdMg/sddefault.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.0 404 Not Found in /var/www/html/public_site/5772/controllers/ctrl_news.class.php on line 87
Anúncios de curas milagrosas para a gagueira
Logotipo Instituto Brasileiro de Fluência - IBF
IBF - FacebookIBF - TwitterIBF - Youtube

PESQUISE  

Anúncios de curas milagrosas para a gagueira

24/03/2020

Anúncios de curas milagrosas para a gagueira

O Google é a empresa que oferece as melhores opções de busca na Internet. A qualidade dos resultados é o maior diferencial do seu sistema de busca. Assim, o Google é uma organização muito influente em todo o mundo. Os conteúdos e os anúncios veiculados influenciam a tomada de decisões de muitas pessoas a respeito dos mais variados temas. Desta maneira, na medida em que o Google concorda em veicular anúncios inverídicos sobre algum tema, também se torna responsável por eventuais decisões equivocadas dos leitores de tais anúncios.

Em sua política de publicidade, o Google proíbe mensagens de curas milagrosas em sites e em anúncios. Por exemplo: Cure o câncer da noite para o dia! (fonte).

Geralmente não são vistos anúncios que afirmam a cura milagrosa de doenças como AIDS, câncer, artrite, psoríase, fibromialgia, fibrose cística, esclerose múltipla, esquizofrenia e outras. São doenças para as quais não há cura conhecida.

Entretanto, há anúncios de curas milagrosas para gagueira. Isso promove falsas esperanças para as pessoas que gaguejam e perpetua a falsa impressão entre as pessoas que não gaguejam de que a gagueira não é uma condição séria de saúde e que pode ser curada facilmente. Entretanto, até onde se sabe, as alterações na fluência da fala provocadas pela gagueira são causadas por alterações neurológicas. A gagueira pode, sim, tornar-se uma dificuldade de comunicação bastante grave.

Profissionais que prometem curas milagrosas para a gagueira podem fazê-lo por diversas razões. Abaixo, elencamos algumas:

• Alguns prometem curas milagrosas por ingenuidade, por não terem conhecimentos sobre gagueira.
• Alguns cultivam sua própria imagem, divulgando-se como sabedores dos segredos da cura e assegurando aos outros (e a si mesmos) sua infalibilidade.
• Outros profissionais vislumbram boas oportunidades financeiras.

A atitude pode ser a mesma, mas a motivação subjacente é diferente.

Assim sendo, o Instituto Brasileiro de Fluência (IBF) associa-se à British Stammering Association e à Stuttering Foundation of America na solicitação de que o Google inclua a gagueira na política contra a publicidade de curas milagrosas, retirando do ar sites e anúncios que afirmem curar a gagueira. Este seria mais um passo para a disseminação de informações adequadas às pessoas que gaguejam e suas famílias, que são os maiores prejudicados por tais sites e anúncios.

No vídeo acima, o vice-presidente da British Stammering Association, Leys Geddes, faz uma análise sobre anúncios que prometem cura milagrosa para a gagueira.

IMPORTANTE: dizer que a gagueira não tem cura, não é o mesmo que dizer que a gagueira não pode ser melhorada. Atualmente, existem tratamentos especializados para a gagueira, os quais, comprovadamente, propiciam a melhora da fluência das pessoas que gaguejam. Para saber mais sobre os tratamentos para gagueira, visite a página de Tratamentos do site do IBF.

Por outro lado, as pessoas com gagueira também podem refletir sobre os motivos que as levam a acreditar em promessas de curas milagrosas. Abaixo, elencamos alguns motivos possíveis:

• Por comodidade.
Quem não gostaria de se ver livre da gagueira da noite para o dia? A cura milagrosa tem a característica de ser muito cômoda. Um tratamento (fonoaudiológico, medicamentoso, psicológico), por outro lado, dá trabalho. A pessoa precisa se engajar. Muitas pessoas que gaguejam não têm a noção de que um processo terapêutico é um processo de aprendizagem e não apenas uma técnica ou um medicamento que podem ser receitados via e-mail.

• Por desinformação.
Apesar de atualmente haver maior acesso à informação, o grau de desinformação a respeito da gagueira ainda é imenso. Muitas pessoas não têm nenhuma informação sobre as características genéticas, neurológicas, linguísticas, psicológicas e sociais da gagueira. Sem um mínimo de conhecimento, não é possível ter idéia de como a gagueira pode ser complexa. Como algo tão complexo poderia sumir em um passe de mágica?

• Por desespero.
O sofrimento cega. Pessoas muito inteligentes podem tomar decisões muito equivocadas quando estão imersas em um grande sofrimento.

As pessoas que gaguejam e suas famílias precisam ter consciência de que são os agentes de suas escolhas (mesmo que movidas por desinformação ou desespero).