Logotipo Instituto Brasileiro de Fluência - IBF
IBF - FacebookIBF - TwitterIBF - Youtube

PESQUISE  

Filmes e Documentários

22/03/2020

FILMES E DOCUMENTÁRIOS


Trailer de um documentário sobre Síndrome de Tourette

Trailer de um premiado documentário produzido pela HBO, em conjunto com a TSA (Associação Americana de Síndrome de Tourette), no qual 12 crianças com síndrome de Tourette relatam as dificuldades que enfrentam no dia a dia para serem aceitas e compreendidas.

Assista acima.


Trailer do filme Rocket Science

O personagem principal, Hal Hefner, é um adolescente que gagueja. Impelido por uma avassaladora paixão juvenil, resolve entrar para o grupo de debates da escola. O filme foi inspirado na adolescência de seu próprio diretor, Jeffrey Blitz.


Entrevista com Jeffrey Blitz

Diretor, roteirista e produtor de Rocket Science, o cineasta Jeffrey Blitz faz neste vídeo uma breve apresentação de seu elogiado filme ao público do festival de Sundance, onde venceu em 2007 o prêmio de melhor direção dramática. As legendas em português são uma cortesia do IBF.


Ssstutter: um curta sobre gagueira

Curta sobre gagueira produzido por estudantes da Vancouver Film School.


MTV - 30/11/2007

A MTV americana tratou da gagueira em um dos episódios da 9ª temporada (2007-2008) de sua aclamada série True Life. Nele, a emissora mostrou o dia-a-dia de três jovens que convivem com a gagueira e tentam superar os inúmeros problemas que o distúrbio acarreta em suas vidas. Abaixo, o trailer legendado do episódio.


Neurocirurgia real com mapeamento de áreas do córtex cerebral relacionadas à produção da fala

O vídeo a seguir é um trecho de uma neurocirurgia real para a retirada de um tumor cerebral. O vídeo mostra o mapeamento de áreas do córtex cerebral envolvidas com a produção da fala; o mapeamento é necessário para que essas áreas sejam preservadas durante a cirurgia. O objetivo do vídeo é mostrar que a fala depende de um substrato físico e, como tal, os distúrbios de fala (como a gagueira) possuem igualmente uma fundamentação física, embora a complexidade dessa função possa sugerir o contrário.

Como diz o neurocirurgião Henry Marsh, no trecho final do vídeo: [o que se viu aqui] é a verdadeira prova viva de que o pensamento é um fenômeno físico. Fomos todos muito acostumados, não só pelos nossos pais, mas também pela milenar tradição cultural, a achar que o pensamento é de alguma maneira tão leve quanto o ar, que pertence à mente e se opõe à matéria. Mas ver alguém, de verdade, falando com você de um lado da mesa de operação e comprovar, do outro lado, que é este tecido gelatinoso que faz tudo é uma experiência provocante e que leva a reflexões muito profundas.

Fonte: Primeiro episódio da série Brain Story exibido pelo canal inglês BBC em julho de 2000.