Logotipo Instituto Brasileiro de Fluência - IBF
IBF - FacebookIBF - TwitterIBF - Youtube

PESQUISE  

Canto de pássaro ajuda a desvendar a fala humana

Pássaro cantando sobre galho de árvore
24/03/2020

Canto de pássaro ajuda a desvendar a fala humana

Cientistas descobriram que um grupo de 49 genes se mostrou decisivo na transferência da melodia entre as gerações de passarinhos.

O Portal de Notícias da Globo

31/03/10 - 21h03 - Atualizado em 31/03/10 - 21h56

Canto de pássaro ajuda a desvendar a fala humana

Cientistas descobriram que um grupo de 49 genes, que a Ciência ainda não sabia para que servia, se mostrou decisivo na transferência da melodia entre as gerações de passarinhos.

A Ciência deu um passo importante para desvendar um mistério da natureza humana: a capacidade da fala. Mas o correspondente Flávio Fachel conta que a ajuda veio de um pássaro.

A sequência de sons que um mandarim emite foi passada de geração em geração, ensinada de pai para filho. E ninhadas de pais diferentes cantam músicas diferentes.

Foi a partir dessa curiosa característica que cientistas de instituições de seis países decidiram estudar o DNA da espécie e fizeram uma importante descoberta: um grupo de 49 genes, que a Ciência ainda não sabia para que servia, se mostrou decisivo na transferência da melodia entre as gerações de passarinhos.

A descoberta pode revolucionar o estudo da comunicação e da fala humana, um campo do conhecimento cheio de mistérios e de mecanismos que ainda precisam ser desvendados.

Agora, pela primeira vez, a Ciência tem uma pista para tentar encontrar no nosso DNA chaves que podem ajudar no tratamento de vários problemas como, por exemplo, a gagueira.

O americano Wesley Warren é um dos cientistas que participaram da pesquisa. Ele espera que o mandarim sirva de modelo para que seja possível entender melhor os mecanismos de funcionamento da fala dentro do cérebro.

Espécies do Brasil, como o canário, o tico-tico, o sabiá e o curió, também passam o canto para os filhotes e podem ser usadas pelos pesquisadores nesses novos estudos.

Quem diria, mas a chave para um dos maiores segredos da natureza estava ali, o tempo todo, no canto dos passarinhos.