Logotipo Instituto Brasileiro de Fluência - IBF
IBF - FacebookIBF - TwitterIBF - Youtube

PESQUISE  

Você conhece as descrições de gagueira?

05/02/2022

Você conhece as descrições de gagueira?

Anelise Junqueira Bohnen

A Organização Mundial da Saúde lançou, em janeiro de 2022, a nova descrição deste distúrbio na Classificação Internacional de Doenças e Outros Distúrbios, conhecida como CID 11 (2022).

A descrição da gagueira está em um eixo principal, denominado Eixo 06, que trata dos distúrbios do neurodesenvolvimento.

Neste sub-eixo se encontra o código 6A01, que descreve os distúrbios do desenvolvimento da fala ou linguagem. Dentro desta área há uma subdivisão, distúrbios do/no desenvolvimento da fluência fala, que recebe o código 6A01.1.

No Eixo 6, a expressão distúrbios do neurodesenvolvimento significa que a gagueira é classificada como um distúrbio que ocorre durante o processo de desenvolvimento do cérebro.

A CID 11 descreve gagueira assim:

Distúrbio desenvolvimental da fluência da fala que é caracterizado por rupturas persistentes, frequentes ou pervasivas do fluxo da fala que surge durante o período do desenvolvimento e está fora dos limites das variações normais esperadas para idade e nível de funcionamento intelectual e resulta em redução da inteligibilidade e afeta significativamente a comunicação. Pode envolver repetições de sons, sílabas ou palavras, prolongamentos, quebra de palavras, bloqueios, uso excessivo de interjeições e quebras abruptas e rápidas da fala”.

Repare que nesta descrição não tem a palavra gagueira. Tem a expressão “distúrbio desenvolvimental da fluência da fala” (DDFF).

Já a American Psychiatric Association (APA) publicou a última versão do DSM V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM V, 2013).

A APA descreve a gagueira como “um distúrbio da fluência que deve começar na infância (gagueira)” e usa o código DSM V 315.35.

Nesta publicação, esse distúrbio da fluência é encontrado no Eixo Distúrbios da Comunicação e, dentro dele, é classificado como um distúrbio do neurodesenvolvimento (DND).

O DSM V (2013) descreve gagueira assim:

“Distúrbio de Fluência Iniciado na Infância (Gagueira) é um distúrbio nos padrões normais de fala e fluência que interfere com o desempenho normal. Interrupções na fluência normal e no padrão de tempo da fala (inadequado para a idade do indivíduo), exemplificado por ocorrências repetidas de uma ou mais dos seguintes: repetições sonoras e silábicas, prolongamentos sonoros, interjeições, palavras quebradas (rupturas dentro de uma palavra), bloqueio audível ou silencioso (lacunas preenchidas ou não preenchidas na fala), circunlocuções (substituições de palavras para escapar de palavras desafiadoras), palavras formadas com uma sobrecarga de tensão física, repetições de palavras inteiras monossilábicas”.

As duas organizações internacionais citadas sugerem nomes similares: Distúrbio da Fluência da Fala Iniciado na Infância (gagueira) e Distúrbio do Neuro-desenvolvimento da Fluência da Fala.

A Organização Mundial da Saúde também produz a Classificação Internacional de Funcionamento, Incapacidade (Deficiência) e Saúde (CIF).

Diferenças entre CID e CIF:

CID é uma das “ferramentas epidemiológicas da medicina, com a função de monitorar a incidência e prevalência de doenças, com padronização universal das doenças, problemas de saúde pública, sinais e sintomas, queixas, causas externas para ferimentos e circunstâncias sociais” (Portal Pebmed, 2020).

CIF tem como principal objetivo a funcionalidade, baseia-se numa abordagem bio-psico-social, em oposição à abordagem da incapacidade. A CIF leva em conta as funções e estruturas do corpo, a atividade e a participação social da pessoa.

A incapacidade é resultante da interação entre a disfunção apresentada pelo indivíduo (seja orgânica e/ou da estrutura do corpo), a limitação de suas atividades e a restrição na participação social, e dos fatores ambientais que podem atuar como facilitadores ou barreiras para o desempenho dessas atividades (WHO, 2001).

A CIF foi criada com o objetivo de descrever os estados e condições relacionadas à saúde. Na seção Estruturas Corporais, a CIF descreve a fluência da fala da seguinte maneira:

“Funções de produção de um fluxo suave e ininterrupto da fala.

Inclusões: funções de conexão suave da fala; deficiências como gagueira, disfluência, repetição de sons, palavras ou partes de palavras e quebras irregulares na fala”.

E na seção sobre Fluência e ritmo das funções da fala, diz:

“Funções de produção de fluxo e tempo da fala.

Inclusões: funções de fluência, ritmo, velocidade e melodia da fala; prosódia e entonação; deficiências como gagueira, gagueira, desordem, bradilalia e taquilalia”.

O importante nestas descrições:

a) OMS e APA não mencionam causas emocionais neste distúrbio do neurodesenvolvimento;

b) as características listadas são da área da linguagem e da fala que, por definição, são do escopo da Fonoaudiologia.

1 Anelise Junqueira Bohnen é fonoaudióloga, doutora, com tese sobre as características das palavras gaguejadas por crianças e adultos e é presidente do Instituto Brasileiro de Fluência.

2 Esse texto é trabalhado em aulas para fonoaudiólogos e sua reprodução é permitida desde que citada a fonte. Para maiores informações sobre Direito Autoral:

https://sandramerlo.com.br/direito-autoral/