Logotipo Instituto Brasileiro de Fluência - IBF
IBF - FacebookIBF - TwitterIBF - Youtube

PESQUISE  

Conferência online internacional sobre gagueira

Ilustração de conferência online internacional sobre gagueira
26/04/2020

Conferência online internacional sobre gagueira


Edição deste ano terá pela primeira vez duas representantes brasileiras entre os pesquisadores convidados

A 15ª conferência online internacional sobre gagueira está no ar de 1º a 22 de outubro de 2012. A conferência deste ano conta com a participação de 37 países e pode ser acessada através deste link.

Nesta edição, o Brasil está representado pelas fonoaudiólogas Anelise Junqueira Bohnen (Rio Grande do Sul) e Sandra Merlo (São Paulo), ambas integrantes do Instituto Brasileiro de Fluência. Segue abaixo um breve resumo dos textos apresentados por elas (para ter acesso aos textos completos, clique sobre os respectivos títulos).

Os internautas interessados podem participar livremente das discussões, fazendo perguntas e comentários durante as três semanas de duração da conferência.

RESUMOS DOS TRABALHOS BRASILEIROS:

A preliminary survey of vocal tract characteristics during stuttering: implications for therapy

Anelise Junqueira Bohnen, diretora presidente do IBF, relata alguns dados sobre um estudo preliminar a respeito das características laríngeas de pessoas que gaguejam. Esse estudo tem dois objetivos principais: primeiro, verificar se as características anátomo-fisiológicas das laringes de pessoas que gaguejam relatadas na literatura podem ser observadas no trato vocal destas pessoas através de uma avaliação in loco por meio de fibronasolaringoscopia. O segundo objetivo é desenvolver processos e estratégias terapêuticas que possam melhorar a fluência de cada cliente após saber o que acontece em seu trato vocal. A atenção está voltada para movimentos frequentemente relatados pelos portadores de gagueira, mas que não podem ser observados a olhos e ouvidos nus. Foram observados 18 movimentos laríngeos diferentes do esperado em uma produção de fala fluente. Alguns aspectos terapêuticos são discutidos.


Stuttering And Sleep: Some Speculation

Sandra Merlo, diretora científica do IBF, analisa possíveis relações entre sono e gagueira. São discutidos diversos aspectos: medidas de higiene do sono, mecanismos que explicariam como a privação de sono piora a gagueira, danos cerebrais causados pela insônia crônica e pelos distúrbios respiratórios do sono e a maior ocorrência de apneia do sono em pessoas que gaguejam.