Logotipo Instituto Brasileiro de Fluência - IBF
IBF - FacebookIBF - TwitterIBF - Youtube

PESQUISE  

Tratando a Gagueira: Diferentes Abordagens

Capa do livro Tratando a Gagueira: Diferentes Abordagens
26/03/2020

Para profissionais - Gagueiras

Tratando a Gagueira: Diferentes Abordagens

Isis Meira, Editora Cortez, 2002.

A reunião dos profissionais de destaque que têm experiência clínica e docente com os problemas de fluência, em especial com a gagueira, propiciou o surgimento deste livro, que mostra, de forma clara e didática, seus pontos de vista e propostas de terapia. Seguindo caminhos diversos em sua formação, e apoiados em paradigmas diferentes (Ciências Naturais e Ciências Humanas), estes profissionais trazem para a fonoaudiologia as contribuições da psicologia, da lingüística, da filosofia, da psicanálise e da neuropsicologia para a compreensão e o tratamento da gagueira. Esta é, sem dúvida, a razão da diversidade observada, que enriquece este livro e dá ao leitor a oportunidade de contato com várias opções metodológicas. É através da apresentação de casos que os autores justificam a validade de seus pontos de vista e de suas propostas no atendimento clínico. Alguns seguem linhas terapêuticas já consagradas, outros inovam, criam, a partir de seu conhecimento e experiência, novos métodos e técnicas. Este é um rico material, útil a todos os interessados no estudo e tratamento da gagueira, aqui abordada de forma séria e científica, mostrando as possibilidades de fala fluente e, portanto, de sucesso na terapia. (Isis Meira).

Maiores informações.

1. Refletindo sobre a gagueira: estudo de caso único. O novo milênio impõe mudanças e pede conseqüências (Ana Maria Maas Alvarez, Maura Lígia Sanchez e Elena Zaídan)
2. Fatores de risco para o surgimento da gagueira: um estudo de caso dos dois anos e três meses aos doze anos e quatro meses (Anelise Junqueira Bohnen)
3. A gagueira infantil como resultado da interação dos fatores sociais e emocionais (Mônica Medeiros de Britto Pereira)
4. À procura de um novo olhar sobre a gagueira (Tânia Afonso Chaves)
5. A análise de discurso como proposta clínica fonoaudiológica nos casos de disfluência da fala. Relato de um caso (Beatriz Helena Vieira Maranghetti Ferriolli)
6. Gagueira: um estudo de caso (Marisa Bueno Mendes Gargantini)
7. Na clínica fonoaudiológica da gagueira: um sintoma atropelado, explicado ou decifrado? (Leomara Bürgel Guarneri)
8. Terapia de grupo: uma alternativa de atendimento para gagueira (Jaqueline Oliani Ijuim)
9. A técnica surdo/sonoro para descondicionar bloqueios (Regina Jakubovicz)
10. Gagueira moderadamente severa: relato de caso na área dos distúrbios de fluência da fala (Márcia Keske-Soares e Tatiana Bagetti)
11. Método integrativo existencial. O caso de G. A. (Isis Meira)
12. Um mosaico na terapia de gagueira: relato de um caso (Eliana Maria Nigro Rocha)
13. Gagueira e taquifemia associada: um estudo de caso (Cristiane Moço Canhetti de Oliveira)
14. Apreensão de comunicação. Relato de um caso (Fernanda Papaterra-Limongi)